quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pintando como Pollock



Crie seu próprio estilo "Pollock"


"Create your own Jackson Pollock style art virtually just by clicking your mouse (to change colors) and dragging it around to make paint splatters. Simply addictive."

"A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. (wikipedia)"

Expressionismo abstrato
O expressionismo abstrato foi um movimento artístico que teve origem nos EUA durante o pós-guerra.Esse movimento chamou a atenção mundial para Nova York numa época em que o centro artístico era Paris.
O termo foi usado pela primeira vez para designar o movimento americano em 1952 pelo crítico H. Rosenberg.
O movimento ganhou este nome por combinar a intensidade emocional do expressionismo alemão com a estética antifigurativa das Escolas abstratas da Europa, como o Futurismo, o Bauhaus e o Cubismo Sintético.
Os nomes mais conhecidos do movimento são Arshile Gorky, Jackson Pollock, Philip Guston, Willem de Kooning, Clyfford Still e Wassily Kandinsky.
Pollock usava uma palheta agressiva com traços geométricos e aleatórios da "pintura automática" um empaste pesado e grosseiro de pigmentos sobrepostos. 
O modo americano de pintar rompeu com a pintura tradicional de cavalete e libertou a forma de pintar usando como suporte a parede ou o chão que permitia que o artista trabalhasse dos quatro lados, passando a estar literalmente dentro da pintura. Explorando novos pigmentos, como a areia, vidro moído, pedras, cinza vulcânica e a técnica do "dripping".

Curiosidade:
Perguntaram a Jackson Pollock: "Como você sabe que terminou uma obra?"
Ele respondeu: "Como você sabe que terminou de fazer amor?"

Precisa dizer mais alguma coisa? É um gênio! Rsrsrsrsrsrsrsrsrs!

Gostou? Espalhe a ideia!